Tempo de leitura: 3 minutos
Como profissional eu identifico com clareza em quais momentos e situações eu consigo atuar ajudando as pessoas, mas percebo que nem sempre isso é muito claro para quem precisa lançar mão desses serviços.
Isso porque, muitas pessoas são resistentes ao trabalho do psicólogo, seja por preconceito ou desconhecimento do que fazemos.
Em minha trajetória profissional, eu já escutei frases como: “Eu não preciso de psicóloga, sei lidar bem com meus problemas”, “Psicóloga é coisa de louco!”, “Quem acredita em Deus, não precisa de psicóloga”, “Essa daí é tão maluca que precisa de psiquiatra e não de psicóloga”.
Essas frases são pronunciadas frequentemente em nosso dia-a-dia e, em geral, as pessoas não param pra pensar no que elas significam ou no preconceito que elas carregam.
1 – “EU NÃO PRECISO DE PSICÓLOGA, SEI LIDAR BEM COM OS MEUS PROBLEMAS”
Normalmente quem pronuncia esta frase é justamente aquela pessoa que está sofrendo, mas não admite que sofre ou que precisa de ajuda.
Precisar de ajuda não é demérito algum. Pelo contrário! Pedir ajuda é algo que exige que a pessoa que sofre tenha clareza de sua situação e de suas limitações.
E, portanto, elaborar um pedido de ajuda já demonstra maturidade frente ao problema a ser enfrentado, pois não existe a vontade de desistir, mas de persistir para que a melhor solução seja encontrada.
Essa situação é muito evidente no caso de muitas cuidadoras familiares que não pedem ajuda. Ficam sufocadas, ansiosas e deprimidas com a situação que enfrentam, mas não conseguem de maneira alguma elaborar um pedido de ajuda.
2 – “QUEM ACREDITA EM DEUS, NÃO PRECISA DE PSICÓLOGA”
Essa é uma frase bastante frequente, uma confusão entre religião e psicologia. Muitas pessoas acreditam que aqueles que possuem crenças religiosas e creem em Deus nunca precisarão de ajuda profissional.
Isso não é verdade! Uma coisa não está ligada na outra. Cuidar de nosso lado religioso é tão importante quanto cuidar de nossa vida emocional.
3 – “PSICÓLOGA É COISA DE LOUCO!” OU “ESSA PESSOA PRECISA DE PSIQUIATRA E NÃO DE PSICÓLOGA”
Os loucos precisam de ajudam sim, mas eles sabem disso e realizam seus tratamentos sem resistência.
Mas há pessoas que precisam de ajuda em determinado momento de suas vidas, pontualmente, como no momento do falecimento de um familiar ou paciente.
Não é demérito algum buscar ajuda e se aconselhar. Isso, na verdade, representa maturidade em perceber que não conseguimos fazer tudo sozinhos o tempo todo.
ONDE BUSCAR AJUDA?
Onde encontrar um psicólogo para atendimento clínico:
- Postos de Saúde;
- CAPs;
- Clínicas-escola das universidades;
- Planos de Saúde;
- Planos de Saúde por reembolso;
- Particulares.
Além disso, a maioria dos hospitais e serviços de home care também possuem psicólogos em seu corpo clínico.
COMO UMA PSICÓLOGA PODE AJUDAR A CUIDADORA DE IDOSOS?
Cuidador profissional: Escutá-lo e auxiliá-lo em sua prática profissional, ajudando-o a pensar em seu posicionamento e postura profissional.
Além de ajudá-los a elaborar currículos, como se portar numa entrevista de emprego e questões relacionadas à ética profissional.
Um psicólogo pode também, ajudar o cuidador profissional em suas dificuldades pessoais. É comum nos envolvermos quando cuidamos de pessoas. Aliás, não pode ser diferente, senão não conseguimos cuidar.
Cuidador familiar: O Psicólogo pode ajudar a organizar uma rotina de cuidados sustentável, escalas de revezamento entre cuidadores e a cuidar de seu lado pessoal, luto, despedida de seus familiares cuidado, entre outras coisas.
Como demonstrado, existe uma gama enorme de atuação do profissional psicólogo. Basta acessá-lo num dos serviços descritos acima e elaborar sua queixa, que aliás, não é vergonha nenhuma.
Quer receber dicas da nossa página? Deixe seu e-mail logo abaixo e saiba tudo que anda acontecendo na Compartilhando Cuidado.
Te vejo no próximo post 😉
Link permanente
Eu estou precisando de ajuda psicológica, para ter equilíbrio de ajudar eles, eu passo o dia todo todos os dias com os dois, um tem 86 o outro 94, eles me deixam muito nervosa, eles sugam minhas energias, eu não tenho condições de pagar um cuidador, resultado eu não estou suportando.
Link permanente
Oi Aparecida! Puxa, eu sinto muito! Eu sei o quanto deve estar difícil e pesado pra vc. Não sei se vc tem plano de saúde, mas se tiver, procure se informar à respeito de atendimentos psicológicos. Outros lugares seriam o posto de saúde da sua região, clínicas-escola das universidades e algumas igrejas possuem um profissional que pode ofertar esse serviço. Não desista! Cuide de vc tb. Um abraço apertado.