O QUE É HOME CARE?

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é home care

Essa é uma dúvida muito comum às famílias e as cuidadoras: “o que é home care“.

Assistência domiciliar ou home care é o atendimento clínico multiprofissional a pacientes com dificuldades para se locomover ou que precisam de procedimentos de internação que podem ser realizados em domicílio.

Ou seja, é necessário que haja certa estabilidade clínica para que o paciente saia do hospital e seja mantido em casa.

Esta assistência domiciliar pode ser realizada pelo sistema público ou pelo sistema privado de saúde e os critérios e programas de atendimento são diferentes em ambos os casos.

Sistema Público – SUS

No sistema público de saúde, temos a Estratégia Saúde da Família (ESF), em que uma equipe realiza visitas domiciliares de acompanhamento aos pacientes inscritos naquela Unidade Básica de Saúde (UBS).

A família que faz uso da ESF utiliza os materiais e medicamentos que são distribuídos pela UBS e precisa fazer a compra daquilo que não é distribuído pelo SUS.

Sistema Privado – Planos de Saúde

No sistema privado de saúde, em geral a prestação de serviços é realizada pelos planos de saúde que, por sua vez, contratam empresas terceirizadas para suprir esta demanda de atendimento.

Assim, qualquer pessoa que possua plano de saúde pode ser paciente de home care em algum momento de sua vida.

Dependendo do caso, o paciente receberá em casa todos os materiais e medicamentos de que fará uso. Quando isso não acontece, ele deverá comprar os materiais e medicamentos ou ainda solicitar à UBS a que é inscrito os materiais e medicamentos de que necessita.

E como funciona?

Em geral, após um acometimento físico qualquer, o paciente é encaminhado para o hospital, onde passa por procedimentos e seu quadro clínico é estabilizado.

Muitas vezes, apesar de não ter terminado o tratamento proposto, o paciente pode ser enviado para casa numa tentativa de diminuir os riscos de infecção hospitalar, mas também de liberar leitos e minimizar os custos com a sua internação.

Quem toma a decisão de enviar o paciente para casa é a equipe que acompanha o paciente no hospital, representada pela figura do médico. É ele quem faz o pedido de alta domiciliar do paciente, encaminhando-o para casa sob os cuidados da equipe de home care.

Plano Terapêutico

O médico que acompanha o paciente, ao pleitear o atendimento domiciliar, estabelece um plano terapêutico que será discutido com a equipe que assumirá o caso e com o plano de saúde, que dá a palavra final.

As empresas que prestam essa assistência domiciliar possuem em seu quadro clínico: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos.

Não é porque as empresas possuem essa gama de profissionais que todos os pacientes receberão todas essas visitas. O paciente receberá as visitas que tenha necessidade para o seu tratamento ou reabilitação.

Assim, podemos ter um paciente em home care que tenha assistência de enfermagem 24 horas por dia e ainda receba a visita de todos os profissionais descritos acima e outro paciente que receberá apenas as visitas do médico, do fisioterapeuta, da nutricionista e da psicóloga, por exemplo.

Resolução RDC nº 11

Existe uma resolução publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde em 26 de janeiro de 2006, a RDC nº 11, que dispõe sobre o regulamento técnico de funcionamento de serviços que prestam atenção domiciliar e estabelece os requisitos mínimos de segurança para o funcionamento destes serviços.

A Importância do Cuidador

A maioria das empresas de assistência domiciliar ou home care visando a segurança do atendimento exigem a presença de um cuidador. Este cuidador poderá ser uma pessoa da família ou uma pessoa contratada pela família.

Ele deve ser apto a atender uma série de exigências e treinamentos, pois todos os profissionais que atendem o paciente orientam o paciente, quando possível, e o cuidador.

É ele quem cuida de tudo relacionado ao paciente. É o elo de ligação entre a equipe de saúde, o paciente e a família.

Diferenças Entre Cuidador e Técnico de Enfermagem

O técnico de enfermagem faz parte da equipe de saúde e será enviado à casa quando houver a necessidade de realização de procedimentos técnicos ao paciente, tais como, manipulação da traqueostomia (dispositivo na traqueia do paciente utilizado como via alternativa à respiração), administração de medicação, curativos, entre outros.

O cuidador, por sua vez, é responsabilidade da família. Pode ser um familiar ou uma pessoa contratada e é responsável por todos os procedimentos não técnicos ao paciente, tais como, banho, troca de fraldas, mudança de decúbito, entre outros.

Independente de quem seja o cuidador, a responsabilidade pelo cuidado ao paciente é da família. A família é a responsável pelo pagamento do plano de saúde e pela autorização ou não de todo e qualquer procedimento a ser realizado com o paciente pela equipe de saúde.

E aí, ficou com dúvidas sobre o que é home care? Deixe sua pergunta abaixo!

E não deixe de compartilhar cuidado conosco, contando um pouco de sua história.

4 Comentários

  1. Cleuma Honorato

    Eu não tenho nenhuma dúvidas sobre o que é home care, pois nos curso que fiz e faço sempre quando tem curso de capacitação nas empresas que tem home care eu estou sempre me reciclado e a cada dia eu e minha irmãs aprendemos mais. Obrigada por tudo, seus texto como sempre digo só tem nos ajudado! Fica com Deus!!

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Cleuma, obrigada querida! Por estar aqui conosco interagindo e compartilhando as suas experiências e as de suas irmãs. Forte abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.