A IMPORTÂNCIA DO LAZER DA CUIDADORA DE IDOSOS

Tempo de leitura: 1 minuto

Tenho acompanhado nas discussões em nosso blog e canal do Facebook muitas cuidadoras dizendo que não tem tempo para o seu próprio lazer.

Penso que essa seja uma parte do processo super importante e quero discutir com vocês hoje este aspecto sob dois ângulos diferentes.

Um deles é o fato de você cuidadora não ter controle sobre a doença do paciente que cuida, seja ele seu familiar ou não.

Isso nos remete a sua função, ao seu papel como cuidadora. Muitos pacientes que precisam de cuidados possuem doenças que não tem cura e o papel do cuidador passa a ser o de trazer conforto para o paciente, segurança e dignidade, cuidando de sua higiene pessoal e de todas as outras tarefas importantes ao paciente.

Essa é uma das primeiras desculpas do cuidador para não cuidar de si mesmo, afirmando estar preocupado com o estado de saúde de seu familiar sem conseguir se desligar dele.

Outro aspecto seria o fato da cuidadora não cuidar de si mesma não ajudar a melhorar o estado de saúde do próprio paciente. Muitas cuidadoras sentem que estão sendo egoístas quando tem seus momentos de lazer sem a presença do familiar de quem cuida.

E aqui eu estou falando de lazer que não precisa ser necessariamente sair de casa e gastar provisões financeiras que você não tenha, mas dedicar um tempinho do seu dia à você, a fazer coisas que lhe dão prazer, tais como, a leitura de um livro, um programa de televisão, cozinhar, estar nas redes sociais, falar com os amigos, vizinhos ou quaisquer outras atividades que lhe deem prazer.

Estamos falando sim de disciplina no cuidado do paciente, mas também de disciplina no cuidado do seu lazer.

Por hoje é isso! Nos vemos nos próximos posts! 😉

Até mais!

4 Comentários

  1. Sônia

    Ola. Estou adorando fazer parte desse grupo. Parabéns pela sua iniciativa e muito obrigada. Bjs

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Sônia, muito obrigada vc por estar aqui conosco contribuindo com as discussões e compartilhando cuidado. Forte abraço

      Responder
  2. Elis

    Eu já trabalhei de segunda a segunda por dois anos… nossa é horrível!
    Enlouquecedor, posso afirmar com conhecimento de causa.
    Só o fato de se ir pra casa, estar fora do trabalho, já é de grande valia.
    É extremamente importante um tempo pra si, a nossa saúde mental agradece.
    As vezes saio sim, mas quando falta grana Vou pra casa, vejo a minha tv no meu sofá… eu nunca gostei tanto de ficar em casa como agora.
    Penso que quando a gente vê agressão por parte de cuidadores, enfermeiros… seja por estresse, estafa, sobrecarga. Seja qual for a palavra que usem!
    Eu já me vi em situações de cansaço mental tão grande que tive que me controlar pois a paciência faltou em momentos em que ela era imprescindível.
    Ninguém cansado consegue realizar bem suas tarefas, ainda mais quando essa tarefa é cuidar de um idoso.

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Elis, vc tem toda razão! Todo trabalhador possui folgas remuneradas, por que a cuidadora suportaria essa carga sem descansar? E penso como vc, muitas agressões que vemos por aí podem sim ser fruto de stress. Explica, mas não justifica. Obrigada pelo comentário! Forte abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.