Psicóloga formada pela PUC-SP desde 2003, atua na assistência domiciliar (home care) há 8 anos. Idealizadora do canal "Compartilhando Cuidado", cujo objetivo é compartilhar conteúdos e dicas que vão descomplicar a vida de quem se tornou um cuidador por acaso.
Bom dia, sou técnica de enfermagem e trabalho em home Care domiciliar,a família do idoso e do tipo pessoas que não aceita opinião mesmo sendo a respeito da saúde do idoso,é acha que temos a obrigação de cuidar dos a fazeres da casa,eu não concordo, porque damos profissional da saúde estudamos pra isso,se fosse pra ser empregada doméstica não precisava fazer o técnico de enfermagem.Mas eu até entendo algumas família ,que as vezes até dá pra fazer algo,coisa rápidas que não deixe o paciente de lado por muito tempo,mas não quer dizer que sou obrigada a fazer,é também temos que ter bom censo que estamos ali pra cuidar do idoso,é a família também.obrigado.
Olá, Leidinalva! Vc tem razão! As confusões de papéis ainda são muito grandes com relação ao técnico de enfermagem, o cuidador e os empregados domésticos. Não é pq o profissional trabalha em casa, que ele deve fazer todo e qualquer tipo de trabalho doméstico. É preciso saber a função de cada um e lembrar que técnicos de enfermagem e cuidadores estão a serviço do paciente. Obrigada por compartilhar conosco um pouco de sua experiência! Abraço
Olá mim chamo Marcia de Andrade, uma dúvida foi chamada pra trabalhar em uma casa, como doméstica só que to ganhando, só um salário minino e cuidadando de um idoso agora, qua do ele adoece tenho que FICA com ele no hospital, não é minha obrigação, e tem mais a outra filha mora aqui perto, todos od DIAS sai pra trabalhar e deixar os filhos aqui só, e tenho que colocar comida e fazer que tbm NÃO eminha obrigação o que faço me ajudar.!
Márcia, vc precisa conversar com a família. Em primeiro lugar vc precisa pensar quais são as funções que eles estão te dando para fazer que vc não concorda ou não quer fazer. Pense tb se tudo bem fazer tudo isso se eles te pagassem mais dinheiro. Com base nessas reflexões, converse com a família. Não tem muito jeito além de conversar e deixar claro o que está bom e o que não está. Abraços
Bom dia, sou tecnica de enfermagem e trabalho com um paciente acamado, onde a dona da casa acha que sou obrigada a lavar os panos que uso para limpar o bumbum do paciente na pia do banheiro do quarto onde ele fica, acho um absurdo, e ainda me joga indiretas quando o pano nao esta limpo, e reclama quando acha algum pano molhado na bacia de roupa suja. Acho que os panos deveria ser limpos na maquina de lavar roupa, e deveria ter um local adequado para jogar esses panos quando utilizamos, e uma falta muito grande de higiene, termos que fazer isso debaixo da pia do banheiro. Amo meu paciente , bem tranquilo aq, mas dar pra ver que ela faz isso por pura preguiça e para economizar as lavagens de pano do paciente na maquina.
Oi Amanda! Puxa, que situação! Nem tudo é perfeito, né? Vc tentou conversar com ela à respeito da lavagem dos panos? De repente, vale a pena! Boa sorte por aí!
Achei o vídeo perfeito em alguns casos não dá para sair do lado do paciente por conta da patologia, mas se ele pode porque não compartilhar juntos os afazeres do dia dia como cozinhar cuidar da casa, precisa mesmo de uma boa comunicação com os familiares.
Olá, Fátima! É preciso flexibilidade para o cuidado, que eu considero uma das atividades mais difíceis de se executar. É preciso clareza de papéis tb, mas flexibilidade é muito importante. Obrigada pelo seu comentário! Abraços
Olá Soraia!!!
Meu nome é Luzia, sou auxiliar de enfermagem e atuo como cuidadora.
Estou passando por uma situação muito chata por causa desta coisa de fazer serviços domésticos. A proposta foi de cuidar da idosa, e infelizmente a amizade acabou atrapalhando um pouco porque misturou-se as estações. Hoje, alem de cuidar da idosa e de tudo que diz respeito a ela, estou cuidando também de quase todo serviço da casa, incluindo lavar as rouoas da familia toda. Não sei como sair disso agora, pq parece que eles estão entendendo que é minha obrigação.
Olá, Luzia! Entendo perfeitamente sua situação e ela é mais comum do que se imagina. A confiança e a intensa rotina muitas vezes fazem com que as pessoas confundam os papéis. Não sei quais as condições do seu contrato de trabalho, mas reflita antes, se informe e converse com a família, mais especificamente, com a pessoa que te contratou. Essa é uma possibilidade bem viável e pode te ajudar na sua rotina diária de cuidados com a paciente. Obrigada pelo seu comentário! Abraço
Nós cuidadores de idosos temos a função de cuidar do idoso e auxiliar a família em questão do idoso. Serviços domésticos só quando tiver tempo. E nem sempre a família entende isso. Hoje em dia tem familias que contrata cuidador para fazer serviços domésticos e vice e versa. Claro tudo que é relacionado ao cuidado do idoso temos que fazer sim desde lavar , passar e cozinha para o idoso. Isso quando for necessário.
Eu sou técnica de enfermagem e atuo como cuidadora de idoso. atualmente trabalho em uma casa onde tem um casal de idoso, a mulher esta bem debilitada, tenho que dar banho, faz tudo nas calças, usa fraldas , muitas fezes tenho que dar comida na boca, fazer fisioterapia com ela. já o velhinho faz tudo sozinho eu só tenho que monitorar seu remédios , o banho e a troca da roupa. fora os cuidados com os velhinhos, ainda lavo, passo, limpo a casa, cozinho para sete pessoas, rastelo quintal, ganho 1.500,00. mais já faz um ano e dois meses, agora pedi um aumento porque acho que mereço, afinal cuido de dois e mais todo o serviço. a meu ver , eles tem uma cozinheira, uma domestica, uma lavadeira, uma cuidadora para dois e uma fisioterapeuta . cinco funcionarias em uma só. não acho justo ganhar só 1.500,00, pois uma casa de idoso cobra de um velhinho que se governa sozinho 2.200,00 de um que precisa de maiores cuidados de 2.300 ,00 a 2.500,00. quase cinco mil. depois de fazer uma pesquisa resolvi pedir aumento. mais a família não me deu uma resposta , disse que ia ver. bom eu vou procurar serviço em outra empresa, pois já vi que como cuidadora estou sendo explorada e não estão valorizando meu serviço.
Olá, Gloria! Realmente são muitas tarefas que vc desenvolve neste emprego, mas fico feliz que vc tenha pesquisado e se posicionado com a família. Isso demonstra a sua maturidade e o seu respeito em lidar com a questão. Sem dúvida nenhuma, vc tem todo direito de procurar emprego em outro lugar se não estiver contente aonde está. Obrigada por compartilhar conosco a sua história! Abraços.
Soraia, eu amei o vídeo. Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos e experiências neste assunto !
Com certeza este é um canal que pretendo sempre q puder consultar e compartilhar. Deus abençoe você cada vez mais!
Olá sou cuidadodora profissional e trabalho no plantão 24 por 48 tenho direito a carteira assinada e outros benefícios como adicionaln noturno e hora extra .Obrigada
Olá sou cuidadora sou cuidadora proficional gostei muito desse canal ficou clara as coisas gostaria de saber o que fazer estou trabalhando de home quer mais uma familia quer que trabalho 12 horas por dia semanal eu acho muito puxado todos os dias,não sei o que fazer preciso trabalhar.
Olá, Margarida! Esta é uma oportunidade que lhe foi apresentada e cabe apenas a vc julgar se ela é boa pra vc neste momento, se atende às suas necessidades profissionais e financeiras. Caso não atenda, vc pode declinar da proposta e procurar outra que mais tenha a ver com o que vc procura. Espero ter ajudado. Um abraço
A jornadas de trabalho de cuidadora seria das 07 as 15 hrs de segunda a sexta ou 12 x 36 qual valor em média R$2.000 livre
Somente cuida do idoso sem trabalho doméstico( lava e passa) pois a família tem quem faça
Como seria o horário semanal pra da 40 a 44 hrs …….?
O dia sai 100 a 150 independente de 8 hrs diária ou 12 x36?
Soraia não sou cuidadora profissional mas já cuidei de idoso com Alzaimer, no sabado, domingo e até o meio dia de 2 feira qd chegava a outra cuidadora, sai pois ela entrou numa situacao de mesmice e foi para a casa da filha, onde ficou sebdo cuidada por enfermeiros profissionais. Cuidei também de uma idosa e fui doméstica fazendo todo serviço, essa idosa era lúcida e mesmo com as dificuldades devido as artroses, me permitia fazer os serviços, e sabia de seus horários de alimentação e remédios, eu a servia em tudo que solicitava m estava tudo foi perfeito até q perdeu um filho e logo após faleceu, eu tinha um pagamento muito bom, quase dois salários, sábados ia pra casa e retornava na 2 feira pela manhã cedo. Hoje surge uma proposta numa casa que tem um uma idosa e um neto adulto, e devido aos compromissos particulares precisa de alguém para que fique sábados e domingos das 7 as 15hs e esporadicamente num feriado anterior ou posterior a esses dois dias. Tenho que preparar e servir café da manhã para a idosa e fazer almoço para a idosa e o neto qdo estiver em casa no horário de almoço. Cuidar da kavagem das louças e acompanhar a idosa nos horários de medicação, q mesmo fazendo sozinha tenho q acompanharmp q não venha tomar nenhum errado. Ela anda com dificuldade com andador pelas artroses, as vezes anda dentro de casa se apoiando e eu a acompanhando para q não caia. No serviço de casa tirando as 2 refeições, é simples, por uma roupa na máquina, estender, coisas simples. “A MINHA DÚVIDA É QUANTO COBRAR POR ESSAS 8HS NO SABADO E NO DOMINGO, NÃO SEI COMO ESTA O VALOR PARA ESSE TIPO DE SERVIÇO, PEÇO O FAVOR DE NE ORIENTAR. NÃO HAVERÁ REGISTRO DE CARTEIRA E NENHUMA GRATIFICAÇÃO, FÉRIAS, ETC… ESPERO TENHA ME FEITO ENTENDER E AGUARDO SUA AJUDA.
Olá, Eliane! Infelizmente, eu não consigo opinar sobre o valor que você deveria cobrar pela sua hora de trabalho, justamente porque isso é algo bastante pessoal. Eu sei que há grupos no whatsapp e facebook de cuidadoras que discutem esse tema e, talvez, estes grupos possam te ajudar melhor. Obrigada pelo comentário! Abraços
Boa noite estou numa casa sou cuidadora mas minha contratante é uma pessoa muito difícil de lidar. Por causa das cobranças de serviço doméstico não sou domestica nem diarista não estou acostumada com serviço doméstico pois nunca fiz no entanto ela fica cobrando esse tipo de serviço mas nada doque a gente faz é bom pra ela só ela que sabe tudo ninguém faz nada direito você pode limpar o chão com a lingua que não tá bom
Olá, Marcia! Pois é, essas situações acontecem muito e, principalmente porque, as famílias hoje em dia não tem recursos para contratar profissionais diferentes para atividades diferentes. Ao mesmo tempo, o profissional acaba se sujeitando justamente porque precisa sustentar a própria família. No entanto, penso que sempre é possível resolver situações como essas com paciência, educação e respeito, tendo uma postura de comunicação clara com a família. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário. Forte abraço
Meu nome e Daniela e eu sou tecnica de enfermagem e atuo como cuiadodora, nao tenho carteira assinada sou MEI. Soraia, você me pareceu uma pessoa muito calma, mas na realidade a paciência vai pelo ralo, quando você é colocada em situações que não te agradam e que te deixam desconfortáveis, falar em conversar com a família é fácil, difícil é a família querer ouvir. Na maioria das vezes somos probles coitadas que precisamos do emprego e que fazer os serviços pedidos não é nada demais já que somos pagas para cuidar do idoso e porque não marcar uma consulta pra família inteira ou levar o idoso na emergência e ser a responsável por todos os procedimentos feito nele, ou melhor vamos limpar a frente da casa está muito feia, cortar a árvore também ajuda a melhorar a aparência. Bem me desculpe se vocês não entenderem minha proposta aqui neste post, mas a verdade é que nem tudo é flores e engolimos muitos sapos para ter nosso ganha pão .
Daniela, ninguém disse que tudo são flores, mas enquanto vc ou outras pessoas se considerarem pobres coitadas, vcs sempre serão subjugadas pelo seu empregador. Experimente dizer não uma única vez. A minha postura é sempre conciliatória, Daniela. É sobre educação que se trata esse blog. Obrigada pelo seu comentário e participação. Abraços
Oi, Conceição! Primeiro precisamos entender pq um familiar te processaria pela morte de um paciente que vc cuida. Pq para processar alguém vc precisa ter provas contra ela. Neste caso, a família teria que provar que o paciente faleceu em virtude de maus tratos e/ou negligência no cuidado. Enfim, tema bastante complexo para abordarmos futuramente em nosso blog. Obrigada pelo comentário! Abraço
Olá boa tarde, sou cuidadora a três anos trabalhando de segunda a sexta 12 horas por dia e não recebo horas extras. Não estou satisfeita com o trabalho… como faço pra sair sem perder meus direitos já que meu patrão não quer dá aumento??
Olá, Andreia! Obrigada por sua pergunta. Então, vamos lá. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O aumento de salário e a perda de direitos. Você pode pedir as contas quando quiser, sair do trabalho e ainda assim terá direito a férias correspondentes ao período em que trabalhou e 13º salário correspondente ao período em que trabalhou. O que você não teria acesso neste momento seria o seu FGTS, pois este benefício você só retira quando é demitida ou após 3 anos sem emprego com carteira assinada. Ou seja, você não teria acesso agora, mas o dinheiro continua na conta, caso o seu empregador tenha contribuído com esse benefício pra você. Espero ter esclarecido! Boa sorte. Abraço
Bom dia comecei a trabalhar como a companhate de 5 da tarde ate as 22 horas de segunda a sexta e aos sábados entro 13:00 e largo as 20:40 d noite eu tenho direito ao adicional noturno?
Tenho 42 anos sou auxiliar de enfermagem e atuo como cuidadora a anos ,hoje estou bem decepcionada com a minha área pois sei q trabalho muito bem ,não me importa de fazer algumas tarefas nos momentos em q o paciente está dormindo ,mas infelizmente aqui em Caraguatatuba cuidador não tem Valor ,querem alguém pra cuidar de seu familiar idoso ,mas q venha no pacote faxineira ,cozinheira ,baba ,piscologa pra ouvir os problemas dela ,e q lave roupa e faça mercado e só querem pagar o mínimo do mínimo ,até faria tudo isto pq sou conta ,mas queria q reconhecessem e pagassem o justo ,agente tem q se matar pra eles economizar né . infelizmente enquanto não ouver leis q nos protejam vamos continuar sem valor algum.
Oi Júnia! A área já está tendo suas mudanças, mas depende dos cuidadores tb no dia-a-dia da profissão modularem os patrões. É uma construção conjunta, não cai do céu! Não desista! Boa sorte
Link permanente
Bom dia, sou técnica de enfermagem e trabalho em home Care domiciliar,a família do idoso e do tipo pessoas que não aceita opinião mesmo sendo a respeito da saúde do idoso,é acha que temos a obrigação de cuidar dos a fazeres da casa,eu não concordo, porque damos profissional da saúde estudamos pra isso,se fosse pra ser empregada doméstica não precisava fazer o técnico de enfermagem.Mas eu até entendo algumas família ,que as vezes até dá pra fazer algo,coisa rápidas que não deixe o paciente de lado por muito tempo,mas não quer dizer que sou obrigada a fazer,é também temos que ter bom censo que estamos ali pra cuidar do idoso,é a família também.obrigado.
Link permanente
Olá, Leidinalva! Vc tem razão! As confusões de papéis ainda são muito grandes com relação ao técnico de enfermagem, o cuidador e os empregados domésticos. Não é pq o profissional trabalha em casa, que ele deve fazer todo e qualquer tipo de trabalho doméstico. É preciso saber a função de cada um e lembrar que técnicos de enfermagem e cuidadores estão a serviço do paciente. Obrigada por compartilhar conosco um pouco de sua experiência! Abraço
Link permanente
Olá mim chamo Marcia de Andrade, uma dúvida foi chamada pra trabalhar em uma casa, como doméstica só que to ganhando, só um salário minino e cuidadando de um idoso agora, qua do ele adoece tenho que FICA com ele no hospital, não é minha obrigação, e tem mais a outra filha mora aqui perto, todos od DIAS sai pra trabalhar e deixar os filhos aqui só, e tenho que colocar comida e fazer que tbm NÃO eminha obrigação o que faço me ajudar.!
Link permanente
Márcia, vc precisa conversar com a família. Em primeiro lugar vc precisa pensar quais são as funções que eles estão te dando para fazer que vc não concorda ou não quer fazer. Pense tb se tudo bem fazer tudo isso se eles te pagassem mais dinheiro. Com base nessas reflexões, converse com a família. Não tem muito jeito além de conversar e deixar claro o que está bom e o que não está. Abraços
Link permanente
Bom dia, sou tecnica de enfermagem e trabalho com um paciente acamado, onde a dona da casa acha que sou obrigada a lavar os panos que uso para limpar o bumbum do paciente na pia do banheiro do quarto onde ele fica, acho um absurdo, e ainda me joga indiretas quando o pano nao esta limpo, e reclama quando acha algum pano molhado na bacia de roupa suja. Acho que os panos deveria ser limpos na maquina de lavar roupa, e deveria ter um local adequado para jogar esses panos quando utilizamos, e uma falta muito grande de higiene, termos que fazer isso debaixo da pia do banheiro. Amo meu paciente , bem tranquilo aq, mas dar pra ver que ela faz isso por pura preguiça e para economizar as lavagens de pano do paciente na maquina.
Link permanente
Oi Amanda! Puxa, que situação! Nem tudo é perfeito, né? Vc tentou conversar com ela à respeito da lavagem dos panos? De repente, vale a pena! Boa sorte por aí!
Link permanente
Achei o vídeo perfeito em alguns casos não dá para sair do lado do paciente por conta da patologia, mas se ele pode porque não compartilhar juntos os afazeres do dia dia como cozinhar cuidar da casa, precisa mesmo de uma boa comunicação com os familiares.
Link permanente
Olá, Fátima! É preciso flexibilidade para o cuidado, que eu considero uma das atividades mais difíceis de se executar. É preciso clareza de papéis tb, mas flexibilidade é muito importante. Obrigada pelo seu comentário! Abraços
Link permanente
Olá Soraia!!!
Meu nome é Luzia, sou auxiliar de enfermagem e atuo como cuidadora.
Estou passando por uma situação muito chata por causa desta coisa de fazer serviços domésticos. A proposta foi de cuidar da idosa, e infelizmente a amizade acabou atrapalhando um pouco porque misturou-se as estações. Hoje, alem de cuidar da idosa e de tudo que diz respeito a ela, estou cuidando também de quase todo serviço da casa, incluindo lavar as rouoas da familia toda. Não sei como sair disso agora, pq parece que eles estão entendendo que é minha obrigação.
Link permanente
Olá, Luzia! Entendo perfeitamente sua situação e ela é mais comum do que se imagina. A confiança e a intensa rotina muitas vezes fazem com que as pessoas confundam os papéis. Não sei quais as condições do seu contrato de trabalho, mas reflita antes, se informe e converse com a família, mais especificamente, com a pessoa que te contratou. Essa é uma possibilidade bem viável e pode te ajudar na sua rotina diária de cuidados com a paciente. Obrigada pelo seu comentário! Abraço
Link permanente
Nós cuidadores de idosos temos a função de cuidar do idoso e auxiliar a família em questão do idoso. Serviços domésticos só quando tiver tempo. E nem sempre a família entende isso. Hoje em dia tem familias que contrata cuidador para fazer serviços domésticos e vice e versa. Claro tudo que é relacionado ao cuidado do idoso temos que fazer sim desde lavar , passar e cozinha para o idoso. Isso quando for necessário.
Link permanente
Olá, Elisabete! Obrigada pelo seu comentário e por estar aqui conosco participando e compartilhando cuidado. Abraço
Link permanente
Gostei.
Link permanente
Ramon, obrigada pelo comentário! Abraço
Link permanente
Eu sou técnica de enfermagem e atuo como cuidadora de idoso. atualmente trabalho em uma casa onde tem um casal de idoso, a mulher esta bem debilitada, tenho que dar banho, faz tudo nas calças, usa fraldas , muitas fezes tenho que dar comida na boca, fazer fisioterapia com ela. já o velhinho faz tudo sozinho eu só tenho que monitorar seu remédios , o banho e a troca da roupa. fora os cuidados com os velhinhos, ainda lavo, passo, limpo a casa, cozinho para sete pessoas, rastelo quintal, ganho 1.500,00. mais já faz um ano e dois meses, agora pedi um aumento porque acho que mereço, afinal cuido de dois e mais todo o serviço. a meu ver , eles tem uma cozinheira, uma domestica, uma lavadeira, uma cuidadora para dois e uma fisioterapeuta . cinco funcionarias em uma só. não acho justo ganhar só 1.500,00, pois uma casa de idoso cobra de um velhinho que se governa sozinho 2.200,00 de um que precisa de maiores cuidados de 2.300 ,00 a 2.500,00. quase cinco mil. depois de fazer uma pesquisa resolvi pedir aumento. mais a família não me deu uma resposta , disse que ia ver. bom eu vou procurar serviço em outra empresa, pois já vi que como cuidadora estou sendo explorada e não estão valorizando meu serviço.
Link permanente
Olá, Gloria! Realmente são muitas tarefas que vc desenvolve neste emprego, mas fico feliz que vc tenha pesquisado e se posicionado com a família. Isso demonstra a sua maturidade e o seu respeito em lidar com a questão. Sem dúvida nenhuma, vc tem todo direito de procurar emprego em outro lugar se não estiver contente aonde está. Obrigada por compartilhar conosco a sua história! Abraços.
Link permanente
sou cuidadora de uma idosa
sou registrada no nome da idosa . Qero saber se ela falecer vou receber meus direitos trabalhistas ??
Link permanente
Oi Maria! Pq não receberia?
Link permanente
Soraia, eu amei o vídeo. Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos e experiências neste assunto !
Com certeza este é um canal que pretendo sempre q puder consultar e compartilhar. Deus abençoe você cada vez mais!
Link permanente
Adriana, muito obrigada pelo seu comentário! Nossa ideia é justamente a de levar informação a quem precisa. Muito obrigada pelo comentário!
Link permanente
Olá sou cuidadodora profissional e trabalho no plantão 24 por 48 tenho direito a carteira assinada e outros benefícios como adicionaln noturno e hora extra .Obrigada
Link permanente
Olá, Carla! Que bom saber. Obrigada por compartilhar conosco 🙂 Abraços
Link permanente
Olá sou cuidadora sou cuidadora proficional gostei muito desse canal ficou clara as coisas gostaria de saber o que fazer estou trabalhando de home quer mais uma familia quer que trabalho 12 horas por dia semanal eu acho muito puxado todos os dias,não sei o que fazer preciso trabalhar.
Link permanente
Olá, Margarida! Esta é uma oportunidade que lhe foi apresentada e cabe apenas a vc julgar se ela é boa pra vc neste momento, se atende às suas necessidades profissionais e financeiras. Caso não atenda, vc pode declinar da proposta e procurar outra que mais tenha a ver com o que vc procura. Espero ter ajudado. Um abraço
Link permanente
A jornadas de trabalho de cuidadora seria das 07 as 15 hrs de segunda a sexta ou 12 x 36 qual valor em média R$2.000 livre
Somente cuida do idoso sem trabalho doméstico( lava e passa) pois a família tem quem faça
Como seria o horário semanal pra da 40 a 44 hrs …….?
O dia sai 100 a 150 independente de 8 hrs diária ou 12 x36?
Link permanente
Oi Vanessa! Tudo depende da conversa entre empregado e empregador.
Link permanente
Soraia não sou cuidadora profissional mas já cuidei de idoso com Alzaimer, no sabado, domingo e até o meio dia de 2 feira qd chegava a outra cuidadora, sai pois ela entrou numa situacao de mesmice e foi para a casa da filha, onde ficou sebdo cuidada por enfermeiros profissionais. Cuidei também de uma idosa e fui doméstica fazendo todo serviço, essa idosa era lúcida e mesmo com as dificuldades devido as artroses, me permitia fazer os serviços, e sabia de seus horários de alimentação e remédios, eu a servia em tudo que solicitava m estava tudo foi perfeito até q perdeu um filho e logo após faleceu, eu tinha um pagamento muito bom, quase dois salários, sábados ia pra casa e retornava na 2 feira pela manhã cedo. Hoje surge uma proposta numa casa que tem um uma idosa e um neto adulto, e devido aos compromissos particulares precisa de alguém para que fique sábados e domingos das 7 as 15hs e esporadicamente num feriado anterior ou posterior a esses dois dias. Tenho que preparar e servir café da manhã para a idosa e fazer almoço para a idosa e o neto qdo estiver em casa no horário de almoço. Cuidar da kavagem das louças e acompanhar a idosa nos horários de medicação, q mesmo fazendo sozinha tenho q acompanharmp q não venha tomar nenhum errado. Ela anda com dificuldade com andador pelas artroses, as vezes anda dentro de casa se apoiando e eu a acompanhando para q não caia. No serviço de casa tirando as 2 refeições, é simples, por uma roupa na máquina, estender, coisas simples. “A MINHA DÚVIDA É QUANTO COBRAR POR ESSAS 8HS NO SABADO E NO DOMINGO, NÃO SEI COMO ESTA O VALOR PARA ESSE TIPO DE SERVIÇO, PEÇO O FAVOR DE NE ORIENTAR. NÃO HAVERÁ REGISTRO DE CARTEIRA E NENHUMA GRATIFICAÇÃO, FÉRIAS, ETC… ESPERO TENHA ME FEITO ENTENDER E AGUARDO SUA AJUDA.
Link permanente
Olá, Eliane! Infelizmente, eu não consigo opinar sobre o valor que você deveria cobrar pela sua hora de trabalho, justamente porque isso é algo bastante pessoal. Eu sei que há grupos no whatsapp e facebook de cuidadoras que discutem esse tema e, talvez, estes grupos possam te ajudar melhor. Obrigada pelo comentário! Abraços
Link permanente
Fiz comentários acima, aguardo resposta.
Link permanente
Boa noite estou numa casa sou cuidadora mas minha contratante é uma pessoa muito difícil de lidar. Por causa das cobranças de serviço doméstico não sou domestica nem diarista não estou acostumada com serviço doméstico pois nunca fiz no entanto ela fica cobrando esse tipo de serviço mas nada doque a gente faz é bom pra ela só ela que sabe tudo ninguém faz nada direito você pode limpar o chão com a lingua que não tá bom
Link permanente
Olá, Marcia! Pois é, essas situações acontecem muito e, principalmente porque, as famílias hoje em dia não tem recursos para contratar profissionais diferentes para atividades diferentes. Ao mesmo tempo, o profissional acaba se sujeitando justamente porque precisa sustentar a própria família. No entanto, penso que sempre é possível resolver situações como essas com paciência, educação e respeito, tendo uma postura de comunicação clara com a família. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário. Forte abraço
Link permanente
Meu nome e Daniela e eu sou tecnica de enfermagem e atuo como cuiadodora, nao tenho carteira assinada sou MEI. Soraia, você me pareceu uma pessoa muito calma, mas na realidade a paciência vai pelo ralo, quando você é colocada em situações que não te agradam e que te deixam desconfortáveis, falar em conversar com a família é fácil, difícil é a família querer ouvir. Na maioria das vezes somos probles coitadas que precisamos do emprego e que fazer os serviços pedidos não é nada demais já que somos pagas para cuidar do idoso e porque não marcar uma consulta pra família inteira ou levar o idoso na emergência e ser a responsável por todos os procedimentos feito nele, ou melhor vamos limpar a frente da casa está muito feia, cortar a árvore também ajuda a melhorar a aparência. Bem me desculpe se vocês não entenderem minha proposta aqui neste post, mas a verdade é que nem tudo é flores e engolimos muitos sapos para ter nosso ganha pão .
Link permanente
Daniela, ninguém disse que tudo são flores, mas enquanto vc ou outras pessoas se considerarem pobres coitadas, vcs sempre serão subjugadas pelo seu empregador. Experimente dizer não uma única vez. A minha postura é sempre conciliatória, Daniela. É sobre educação que se trata esse blog. Obrigada pelo seu comentário e participação. Abraços
Link permanente
Gostaria de saber se o paciente vier a falecer e os familiares podem te processar? Como fica nossa defesa.?
Link permanente
Oi, Conceição! Primeiro precisamos entender pq um familiar te processaria pela morte de um paciente que vc cuida. Pq para processar alguém vc precisa ter provas contra ela. Neste caso, a família teria que provar que o paciente faleceu em virtude de maus tratos e/ou negligência no cuidado. Enfim, tema bastante complexo para abordarmos futuramente em nosso blog. Obrigada pelo comentário! Abraço
Link permanente
Boa tarde e obrigada.
Link permanente
Olá boa tarde, sou cuidadora a três anos trabalhando de segunda a sexta 12 horas por dia e não recebo horas extras. Não estou satisfeita com o trabalho… como faço pra sair sem perder meus direitos já que meu patrão não quer dá aumento??
Link permanente
Olá, Andreia! Obrigada por sua pergunta. Então, vamos lá. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O aumento de salário e a perda de direitos. Você pode pedir as contas quando quiser, sair do trabalho e ainda assim terá direito a férias correspondentes ao período em que trabalhou e 13º salário correspondente ao período em que trabalhou. O que você não teria acesso neste momento seria o seu FGTS, pois este benefício você só retira quando é demitida ou após 3 anos sem emprego com carteira assinada. Ou seja, você não teria acesso agora, mas o dinheiro continua na conta, caso o seu empregador tenha contribuído com esse benefício pra você. Espero ter esclarecido! Boa sorte. Abraço
Link permanente
Bom dia comecei a trabalhar como a companhate de 5 da tarde ate as 22 horas de segunda a sexta e aos sábados entro 13:00 e largo as 20:40 d noite eu tenho direito ao adicional noturno?
Link permanente
Leia, não tenho certeza. Teríamos que consultar um contador ou advogado trabalhista pra dar uma olhada na sua carga horária como um todo. Abraço
Link permanente
Tenho 42 anos sou auxiliar de enfermagem e atuo como cuidadora a anos ,hoje estou bem decepcionada com a minha área pois sei q trabalho muito bem ,não me importa de fazer algumas tarefas nos momentos em q o paciente está dormindo ,mas infelizmente aqui em Caraguatatuba cuidador não tem Valor ,querem alguém pra cuidar de seu familiar idoso ,mas q venha no pacote faxineira ,cozinheira ,baba ,piscologa pra ouvir os problemas dela ,e q lave roupa e faça mercado e só querem pagar o mínimo do mínimo ,até faria tudo isto pq sou conta ,mas queria q reconhecessem e pagassem o justo ,agente tem q se matar pra eles economizar né . infelizmente enquanto não ouver leis q nos protejam vamos continuar sem valor algum.
Link permanente
Oi Júnia! A área já está tendo suas mudanças, mas depende dos cuidadores tb no dia-a-dia da profissão modularem os patrões. É uma construção conjunta, não cai do céu! Não desista! Boa sorte