COMO APRENDER A CUIDAR MAIS E MELHOR SEM SAIR DE CASA

Tempo de leitura: 2 minutos

Pelo que tenho acompanhado das cuidadoras com as quais eu já tive e ainda tenho contato, se existe um desejo praticamente unânime entre elas é o seguinte: cuidar mais e melhor de si mesmas e da pessoa que elas cuidam, seja essa pessoa um familiar ou um paciente.

Este desejo é totalmente possível de ser atingido. É simples, eu diria, mas não é fácil. É preciso que alguns conceitos sejam estudados, compreendidos e colocados em prática para que então, este cuidado tanto para si, quanto para o outro, seja feito de forma sustentável, ou seja, que se sustente a longo prazo sem sacrifícios desnecessários.

Nesse sentido, vejo que o maior desafio dessas cuidadoras é o tempo, afinal, sua rotina costuma ser muito puxada por conta de diversas tarefas além do cuidado, ou seja, precisam ainda dar conta das responsabilidades da casa, dos filhos se for o caso e muito mais.

O fator tempo passa a ser visto como um vilão e temos a impressão de que 24 horas por dia não são mais o suficiente para dar conta das responsabilidades.

Então o que fazer?

A boa notícia é que estamos vivendo num mundo cada vez mais cercado pelos avanços da tecnologia e hoje é muito mais fácil encontrar qualquer tipo de informação que precisamos do que há 10 ou 20 anos.

Além de buscar informações pontuais em portais, sites e blogs como este onde você está lendo agora, há alguns anos já é possível também fazer cursos e até mesmo graduações à distância, ou seja, de dentro da sua própria casa através do seu computador.

Ensino a Distância no Brasil

“A Educação a Distância (EAD), por exemplo, é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. De 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, registradas entre os anos de 2003 e 2013, um terço corresponde a cursos a distância segundo dados do Ministério da Educação (MEC). De 49.911 alunos em 2003, o número saltou para incríveis 1.153.572, dez anos depois.”

Segundo o G1 do Globo.com, em 2017 o Brasil deve chegar próximo aos 2 milhões de estudantes que optaram pelo ensino à distância.

Naturalmente que a assistência domiciliar não fica de fora deste panorama e já existem diversos cursos totalmente online de formação de cuidadores de idosos ou mesmo de outras técnicas que podem contribuir para um melhor cuidado do paciente em domicílio.

Porém, apesar da facilidade da informação é fundamental identificar se ela é realmente de qualidade e se o argumento desenvolvido é verídico e se aplica ao seu caso específico, afinal estamos falando de saúde.

Uma das maneiras de se fazer isso, e é a maneira como fazemos aqui na Compartilhando Cuidado, é justamente consultar fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, por exemplo. Ou sites que tenham como referência fontes oficiais para aquela informação.

Por isso, se você quer aprender mais sobre cuidado domiciliar para cuidar mais e melhor de si mesma e de quem você ama, continua acompanhando nosso blog e se inscreva abaixo em nossa newsletter para receber nossos novos artigos por e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.