3 FORMAS DE AUMENTAR SEU SALÁRIO COMO CUIDADORA DE IDOSOS

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o crescente aumento da população idosa é natural que algumas profissões se destaquem, entre elas, a de cuidador de idosos.

Estima-se que existam cerca de 23 milhões de idosos no Brasil hoje e a tendência é só aumentar.

Quem é o cuidador de idosos?

Hoje quem cuida desta população é um familiar que, muitas vezes, é obrigado a deixar o emprego para dar conta das necessidades do paciente.

Outra possibilidade é a família contratar profissionais para esta finalidade. O cuidador é o profissional capacitado para cuidar tanto do lado físico, quanto do lado emocional do paciente.

Não é só a profissão de cuidador de idosos que cresce atualmente, mas o cuidador de pessoas que ajuda a cuidar de outras patologias além do Alzheimer.

Cuidador de idoso é profissão?

A função de cuidador de idosos ainda não é regulamentada em nosso país. O processo encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

Enquanto não é regulamentada, a função de cuidador de idosos é classificada dentro dos trabalhos domésticos, assim como, as funções de faxineira, doméstica, babá e cozinheira.

Por este motivo, não existe um piso salarial para a categoria, muito menos sindicatos ou instituições que lutem pelos direitos deste trabalhador.

Assim, o salário mínimo do cuidador de idosos não pode ser menor que o mínimo nacional, atualmente em R$ 937,00.

No entanto, é possível ter o registro em carteira como cuidador de idosos, pois apesar de não ser uma profissão regulamentada está cadastrada no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CBO) pelo número 5162-10.

Por estar enquadrada como trabalhador doméstico, os cuidadores de idosos possuem os mesmos direitos trabalhistas que os empregados domésticos.

Ou seja, registro em carteira, décimo terceiro salário, férias remuneradas, seguro desemprego, aposentadoria, entre outros.

Não sabe quais são os seus direitos trabalhistas? Clique aqui para ler o texto em que falo sobre isso.

Salário Médio de um Profissional

Em uma pesquisa realizada no dia 06/09/17 às 17h34m, haviam 803 vagas de emprego para cuidadores de idosos na Catho (site de empregos) com salário de até R$ 2.000,00.

Isso não significa que não tenha como aumentar seu salário como cuidadora de idosos e ter acesso à maiores benefícios.

As médias salariais variam de acordo com a experiência profissional do cuidador; quanto maior o tempo de serviço e a formação, melhor o salário.

Como aumentar o salário como cuidadora de idosos?

Hoje no Brasil, o cuidador de idosos tem se profissionalizado por exigência do mercado.

É fundamental alertar que o cuidador que não se adequar ao mercado e se profissionalizar ficará para trás e perderá grandes oportunidades.

Então, dentre as diversas formas de profissionalização, eu trouxe para você as que eu acredito terem melhores resultados, são elas:

01 – Curso de cuidadora de idosos

Além dos requisitos técnicos da profissão, gostar do que faz e ter paciência são os requisitos mais procurados pelas famílias que desejam contratar um profissional.

Por esse motivo é tão importante valorizar a própria experiência prática e investir em um curso de cuidadora de idosos como formação.

No curso, o aluno aprende a formalizar o seu conhecimento prático, pois em geral, já sabe lidar com as situações do dia-a-dia.

O mercado de trabalho para este profissional está se expandindo rapidamente e vale dizer que não só para os cuidadores de idosos, mas para cuidadores de pessoas em geral, pois há outras patologias que necessitam de atenção assim como os idosos.

Como cuidador de idosos é possível trabalhar nas residências, mas também em hospitais, hospitais de retaguarda, casas de repouso, empresas especializadas, órgãos públicos, entre outros.

A regulamentação da profissão irá exigir dos cuidadores de idosos um curso obrigatório de formação em uma instituição de ensino reconhecida pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal.

02 – Curso técnico ou superior em enfermagem

O cuidador de idosos pode aumentar ainda mais seu salário e a empregabilidade fazendo um curso técnico de enfermagem.

Uma outra opção é seguir na carreira e fazer um curso superior em enfermagem. Há muitos cuidadores, bem treinados e capacitados profissionalmente através de cursos técnicos e superiores com salários altíssimos no mercado de trabalho.

Quanto maior a especialidade do profissional, maiores os seus salários, mas também maiores os seus desafios profissionais, cuidando de pacientes mais complexos.

03 – Educação continuada

Apesar das outras duas formas serem excelentes, a educação continuada é a que acredito surtir maior efeito.

Mesmo que você já tenha feito cursos, a educação continuada como o próprio nome diz, visa continuar estudando e aprendendo situações e discutindo novas questões.

Então ela é extremamente importante e pode além de experiência, ajudá-la a se profissionalizar e aí sim, conseguir um emprego como cuidadora com melhores salários.

Ou, ainda, te ajudar a conquistar um emprego em que você seja apenas cuidadora profissional e não acumule tarefas de cunho doméstico.

Inclusive, farei uma aula ao vivo e gratuita no dia 19/9 às 20h para te mostrar 4 formas de ser contratada como cuidadora profissional e não doméstica.

Você pode se inscrever gratuitamente aqui embaixo.

10 Comentários

    1. Soraia Boldarine

      Lindolzina, tenho certeza que conseguirá uma vaga do jeito como imagina. Obrigada pelo comentário! Abraços

      Responder
  1. Lea Caporal.

    Gostaria tb de saber mais..Ja durmo com ima srnhora…e nao sei cobrar….Fazendo curso serei mais preparada.. Terei curso.

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Olá, Lea! Sem dúvida alguma o conhecimento que adquirimos, quer com a teoria, quer com a prática, nos formam como profissionais e nos trazem uma bagagem importante. Resta a nós valorizar tudo isso sim. Obrigada pelo comentário!

      Responder
  2. Lindinalva Vieira da Silva

    Tbm já fiz dois cursos de Cuidador queria muito trabalhar nessa área.

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Lindinalva, tenho certeza que é só uma questão de oportunidade. Ela chegará! Obrigada pelo comentário! Abraços

      Responder
  3. zilda santos da conceição

    eu ja trabalho como cuidadora de idosos a muitos anos mais não posso assinar minha carteira que eu tenho uma causa com o inss se assinar eu perço a questão eu ostaria de saber se eu tenho direito aõ 13 terceiro

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Zilda, não assinando a sua carteira de trabalho, essa questão fica sujeita à negociação com a família. Podendo assinar a sua carteira de trabalho automaticamente vc recebe todos os direitos. Obrigada pelo comentário! Abraços

      Responder

  4. Boa noite! Fiz um curso basico em uma escola particular, terminei entusiasmada para trabalhar,achei que iria ficar mais facil conseguir um emprego, não foi nada facil,continuei procurando,fiz parte de grupos de cuidadores,os discursos quase todos iguais,tinha que realizar tarefas da casa fazer a comida do paciente alem de oferecer ganhos baixos, levar marmita,plantoes de 80 reais, não da gente esse profissional ta totalmente desvalorizado…etc.

    Responder
    1. Soraia Boldarine

      Oi Gilsandra! A profissão está mudando. Ainda vai levar um tempinho pra todo mundo se adaptar. Mas devemos fazer o nosso melhor no dia-a-dia. A tarefa de ensinar aos patrões os limites é de vcs cuidadores tb! Espero que não desista! Boa sorte.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.